“O Presente trabalho perpetua o brilho que a autora Alessandra Nascimento Silva e Figueiredo Mourão demonstra em suas aulas, em especial as ministradas no centenário e prestigiado Instituto dos Advogados de São Paulo.

         Admirável na busca de subsídios ao desenvolvimento da pesquisa, em razão da falta de bibliografia para consulta, a autora vale-se da experiência vivida na conceituada Universidade de Havard e de intenso e complexo estudo sobre o material que envolve a ‘arte de negociar’. Disso resulta a perfeita distinção entre a negociação enquanto arte e a antiga e vulgar conotação de que negociar significa levar vantagem sobre a outra parte.

         Há que se procurar, sempre, a convivência dos contrários. Afinal, basta de violações aos postulados da ética em nome da esperteza, que apenas diminui o senso profissional dos advogados. Ser eficiente, hábil, persuasivo não significa abrir mão de um código de rígidos princípios morais a que se obriga, ou deveria se obrigar, o verdadeiro profissional do Direito.

          A obra apresentada permite conhecer os pormenores da correta argumentação visando à composição dos litígios. Com confiante expectativa aguardamos que a obra influencie uma nova mentalidade na classe jurídica, de modo a proporcionar em breve, na formação dos futuros advogados, a consciência da necessidade de se buscarem soluções alternativas para resolver conflitos.”

25 de setembro de 2001

Rui Celso Reali Fragoso
(Apresentação da Primeira Edição)

Dados do Livro:

Técnicas de negociação para advogados
Alessandra Nascimento Silva e Figueiredo Mourão – 3ª Ed.
São Paulo : Saraiva, 2008
ISBN 987-85-02-07159-9