O Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia é uma associação cultural, sem fins lucrativos, que tem por objetivo produzir pesquisas e estudos sobre questões jurídicas e econômicas, bem como incentivar o intercâmbio, a integração e a harmonização de conhecimentos entre as áreas do Direito e da Economia.

Sob a inspiração de nosso homenageado, San Tiago Dantas (1911-1964), que transitava com desenvoltura nas áreas jurídica, econômica e internacional, o Instituto reúne membros da comunidade jurídica, economistas, administradores, financistas e especialistas em políticas públicas e em relações internacionais.

Os associados do ISTD dedicam voluntariamente parte de seu tempo para reflexões e debates sobre as diversas intersecções entre o Direito e a Economia num mundo cada dia mais interdependente.

A atuação do Instituto tem natureza acadêmica e cultural, prezando a liberdade de especulação intelectual e o pluralismo de idéias. Portanto, as atividades do Instituto não se orientam por qualquer engajamento político-partidário, nem tampouco por qualquer finalidade lucrativa. O ponto de identidade entre seus membros é a disposição de contribuir para o entrosamento entre o Direito e a Economia.

Além de um espaço destinado a preservar a memória de San Tiago Dantas, com informações sobre sua vida e obra, o Instituto possui atualmente os seguintes núcleos temáticos de estudos: 

  1. Direito, Mercado e Desenvolvimento;
  2. Resolução de Conflitos;
  3. Governança Global;
  4. Memória do Direito;